segunda-feira, 28 de abril de 2008

...

Não tenho tido muita paciência e tempo para vir escrever aqui no blog. E depois com a mudança de casa (estou agora a morar sozinha!!) não tenho net em casa.

Penso que já me habituei ao i.c.
Já fiz o 1º ajuste.

No 1º ajuste tive uma pequena experiência de terapia da fala. E soube que troco o E pelo I!! Não pensei que fossem parecidos!
Mas à uns dias para cá, pedi ao meu irmão para me fazer o teste das vogais... ao fim de alguns minutos disse “... isto é muito fácil!!” e deixou de me testar, lol. Isto porque, estava a acertar em tudo..! Será porque ele estava a falar muito alto e muito muito claro?

Com o primeiro ajuste percebi que oiço melhor o SSSSSSSS, SSSHHHHHHH, CCHHHH, etc.

No outro dia estava a ir a pé para o trabalho e consegui ouvir os pássaros :)
Experimentei desligar o i.c. e tentar ouvir só com o aparelho... mas não consegui ouvir os pássaros.
Os carros a passar já não me assustam porque consigo ouvir ao longe e fico a saber que vem aí um.

Não tenho treinado muito :( e agora a morar sozinha não ajuda.
É o que preciso fazer mais, praticar, e treinar muito para ver se aprendo a perceber sem ler os lábios. É o que mais me interessa, o que mais quero obter do i.c.

De vez em quando tenho comichão onde está o implante, mas isso resolve-se e não é nada grave (estou a dizer isto porque nem tudo é um mar de rosas...).

Consigo ouvir ao longe os meus periquitos, principalmente o macho que tem um pio mais alto e bonito.

Se me concentrar muito, oiço os telefones a tocar ali no piso de baixo.

Mas é o que eu digo, estes sons todos, são muito bonitos e interessantes. Mas o que eu quero é perceber, por exemplo, o que os meus colegas conversam sem eu estar a olhar para eles. Provavelmente não se aprende nada, lol, mas era só mesmo para perceber e saber alguma coisa.

Por eu ser surda, quando estou a conversar com alguém, não só tenho de tomar atenção e ouvir, mas tenho que pensar muito, puxar pela cabeça e encaixar as palavras todas que consegui perceber. Na maior parte das vezes chego lá, outras vezes nem por isso, e já houve confusões pela minha falta de compreensão. Na boa!

Quando oiço alguém a falar atrás de mim, tento perceber quem está a falar... não está mau, não está mau :)
Parece que é mais fácil perceber os homens do que as mulheres. Voz mais grave?

É lógico que estou a gostar, certo? ;)

4 comentários:

adopcaodosanimais@gmail.com disse...

Olá!!

Mas que bem, estou a adorar ler-te as tuas experiências novas!! :-)

confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Olá Sara! parabéns pelo seu IC.
Estou a acompanhar o seu memorando pois eu já fui a Coimbra fazer exames para ver se é possivel colocar um Ic. Bem, ainda falta fazer a ressonância ( não houve tempo). Eu também sou surda do ouvido esquerdo há 3 anos e uso prótese no direito. Não percebo nada ao telefone e só entendo quando as pessoas falam devagar e voltadas para mim. Muita força, muito treino e vá dando notícias.
Já agora, entre com o pé direito na sua casa nova.

ouvircomunicar

Sara disse...

Olá Mafalda!
E eu estou a adorar a minha experiência :D

Obrigada :)

*

Olá Fernanda :)
O processo é um pouco demorado, só por acaso a mim foi muito, muito rápido, sabe-se lá porquê!
Desejo-te boa sorte e que tudo corra bem.

**

@Memorex disse...

Helloooo

Que bom! Fico feliz por ti, é mesmo assim, vais ouvir uma coisa de cada vez, primeiro as vogais e mais tarde as consoantes, depois serão as palavras!

È verdade, o X e o S dá para ouvir muito bem com o IC, incluido o Z e J (este é o mais dificil... mas pronto devagarinho chegámos lá!!!)

Oh "desnaturada" (na brincadeira) já que tens portátil, compra a internet sem fio...! :p

Olha tenho uma surpresinha para ti, um FORUM que criei á pouco sobre Implantes Cocleares, aqui vai: http://coclear-livre.forumeiros.com/index.htm.

Estámos lá quase todos, é apenas o primeiro passo :)

Depois ligo para ti, beijinhos repenicados de Abril.

M