sábado, 6 de junho de 2009

A Consulta

Cheguei cedo ao hospital, faltava ainda 50 minutos, e disseram-me para voltar 'a 1PM (a hora da consulta). Dei uma volta, comi qualquer coisa, e voltei para a sala de espera.
So' estava na sala 4 pessoas, pouco barulho, e muito calmo.

Exactamente 'a 1PM chamaram o nome... que pontaria! Alguma vez em Portugal?!!!

Como uma nova paciente tive que contar um resumo da minha historia (que se pode ler noutros posts neste blog).

O primeiro teste foi ela dizer, sem leitura labial os seguintes sons:
- Shhh
- Ssss
- Aww
- Oooo
- Mmm

Com o aparelho no esquerdo e o IC no direito, acertei a tudo.
Ja' so' com o IC errei no "Mmm" e "Aww".

Depois foi ela a dizer numeros. Novamente com aparelho e IC ligado, acertei a tudo.
Mas tambem acertei nos numeros apenas com o IC ligado.
Os numeros sao faceis.

De seguida foram perguntas e frases curtas. Acho que consegui acertar (quase) tudo - talvez uma ou outra palavra nao, mas eu percebia que pergunta ou frase tinha ouvido.

A seguir foi ouvir a voz de um homem a dizer palavras sozinhas :
As palavras sozinhas sao mais dificeis, porque ha tantas que nao da para a gente pensar um pouco e "adivinhar" :)
Nao sei qual o resultado das palavras, mas nao deve ser perfeito nem muito mau, talvez a ultrapassar o suficiente.

Ela pediu "fotografias" da cabeca.. eu mostrei uma fotocopia do raio-x tirado em Coimbra, mas como nao dava para ver muito bem, no fim da consulta tiraram 3 "fotografias" raio-x 'a minha cabeca.
Porque se acontecer alguma coisa a mim, eles querem o antes e o depois. Agora ja tem o antes..

Ela perguntou-me qual a origem da surdez.. eu disse que nao sabia, e nao sei, infelizmente!
entao perguntou se eu queria tirar sangue para eles fazerem o teste genetico. Disse-me que havia 4 (ou mais se descobriram outros entretanto..) genes (? nao sei se e' gene a palavra que ela falou) que eu podia ter, e se tivesse algum dele, mandavam uma carta para casa a avisar, e depois eu ia ao hospital para me explicarem o porque', o como, a evolucao, etc. etc.
E eu, sem hesitar, disse que queria fazer o teste ao sangue, pois claro!
So' que infelizmente, a responsavel pela unidade do sangue nao estava la', entao eu fiquei de ir la' daqui a duas semanas :)

Ela perguntou-me se eu tinha o comando do IC, eu disse que nao porque nao uso o camando. Esta' sempre no mesmo volume..
Ela disse que precisava do comando para programa-lo, e eu assim podia aumentar ou diminuir o som se eu quiser. Daqui a duas semanas ela programa o comando.

Fez a reprogramacao do IC... nao houve nada de comparar dois tipos de apitos e dizer qual era o mais alto ou mais baixo (como fazia em Portugal).
Ela reprogramou 'a base dos testes que fiz posteriormente.
Ela aumentou o som!
Perguntou se estava a incomodar, e eu disse que nao.
Perguntou se eu conseguia ouvir as diferencas entre o Mmm e o Oooo, e eu disse que sim, eram diferentes, obsolutamente.

Disse-me que estava a 85%, e que o comando eu poderia aumentar ainda mais.... Uuuuuuuu... Era mesmo isso que quero! So' porque o som nao me incomoda.

Gostei do atendimento, muito! :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei maravilhada com o atendimento, os progressos e as boas hipóteses de melhoria que ainda tens para o futuro!
Fico muito, muito contente por ti!
Bjinho grande e feliz!
Cris

Anónimo disse...

Oi Sara,
Acabei de encontrar o seu blog e fiquei muito feliz! Tenho uma bebê de 1 aninho que fará o seu primeiro implante coclear daqui a um mês exatamente (moramos na Itália). Vou ler o blog inteirinho e depois te escrevo com calma.
Um abraço,
Erika

Sara disse...

Cris:
:)

Erika:
Ola'! Espero que a operacao correu bem.

Beijinhos 'as duas