sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Entrevista por telefone?!

Desta vez arrisquei...

Maior parte das respostas que eu recebo pedem uma hora/dia e um numero de telefone em que eu esteja disponivel para comecar o processo de recrutamento, com uma primeira entrevista por telefone. Normalmente eu respondo que tenho dificuldades em perceber ao telefone porque oico mal, e que preferia pessoalmente. Peco se e' possivel encontrar-me com a pessoa pessoalmente. E aguardo resposta.

A maioria das vezes nem resposta recebo, ou entao nao compreendem a minha situacao e perco oportunidades.

Entao desta vez eu disse que sim! Dei um numero, aceitei o dia/hora.

Nesse dia fiquei em casa para estar mais 'a vontade (o meu manager deu-me permissao, e ate' teve a ideia de eu ficar em casa). Estava nervosa, acho que mais nervosa que uma entrevista pessoalmente... Quando o telefone tocou, atendi.. era uma voz feminina.. nao parecia ter sotaque (aqui no Canada, terra de imigrantes, ha' montes de gente que nao sabe falar correctamente ingles, e fica mais dificil de perceber), mas falava um pouco rapido(!). Depois de pedir para repetir algumas vezes eu avisei que tinha alguma dificuldade em perceber, e pedi para ela falar mais devagar e claramente.

Fez perguntas praxes, e o meu marido estava perto de mim a ouvir a conversa para me ajudar.

Houve algumas coisas que nao percebi. Parece que ela esqucia-se de falar devagar. E era tipo respostas/perguntas automaticas, como se ela tivesse dito vezes sem conta.

Acho que para primeira entrevista pelo telefone correu bem. Ate' agora ainda nao disseram mais nada, mas valeu pela experiencia.


Ontem fui a uma entrevista. Eu telefonei 'a senhora que preferia pessoalmente; e esta chamada foi sozinha :) Nao houve problema.

Ela avisou-me que a posicao em que candidatei-me precisava de alguem para falar constantemente ao telefone... ops... MAS eu disse que sim! Que era capaz! Que era uma questao de praticar e tentar e tentar. Que fui operada para poder usar o telefone (e mal uso, tenho ainda aquele "receio" dentro de mim). Eu consigo! E' uma questao do cerebro "aprender".

E de resto foi uma entrevista normal.

Nao e' que passado pouco de uma hora recebo resposta dela para segunda entrevista?? Ela primeiro pede para eu telefonar-lhe (sera' para eu praticar ao telefone? para ver se aceito o desafio?) Eu telefono sem pensar, e ela pergunta se estou disponivel "Tuesday" (Terca-feira), e eu percebo "Thursday" (quinta-feira), depois ela diz "day 17" e assim eu percebi!! Os numeros sao mais faceis! Ela envia entao o resto da informacao, e entrevista marcada!

Posso pedir para repetir, posso pedir para explicar com outras palavras, mas o que interessa e' que e' possivel eu perceber. E isto gracas ao IC.

Sem comentários: