quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O IC faz toda a diferença

Mas faz mesmo.

Hoje não tenho a pachorra para estar sempre a mexer no fio.. estou sem ouvir no lado implantado :(

E começo a perceber muito melhor a falta que o IC me faz.
Fico triste por não estar a ouvir coisas banais.

Não gosto de ser dependente.. e sou com o IC.
Também com os aparelhos.

Posso parecer uma pessoa que oiço bem, mas tenho estes momentos que os ouvintes não passam por.
Não têm que gastar dinheiro para pilhas.
Não têm que gastar dinheiro e tempo para consultas.
Não têm que preocupar com os sons.
Não têm de fazer esforço para ouvir.
Não têm que pensar no que estão a ouvir.
A vida não é a mesma.

Só digo a todos os ouvintes "aproveitam a audição enquanto a têm..."

6 comentários:

Sun Melody disse...

Sara mas que post tão lamechas é este? Para a gente ouvir através do ouvido biónico temos de sacrificar algumas coisas imprescindíveis se queremos continuar no mundo dos sons, especialmente os €€€€ abundantes e neste caso o Estado devia era ajudar-nos a suportar estas despesas porque em Espanha é o próprio que fornece gratuitamente aos pacientes implantados.

Mas como a APAIC em abono da verdade nada faz senão defender os interesses "adormecidos", deve de qualquer modo interferir estas necessidades não só a nós, também a pais que não tem encargos financeiros suficientes para suportar esta Crise e assim fornecer pilhas a crianças.

Quanto ao fio, entendo-te perfeitamente é chato quando isso acontece, alias irritante. Podes sempre enviar um mail á MED-EL para que possam melhorar esta lacuna. Sabes Sara, fiquei chocada de tal forma caso o meu fio avariar ou deixar de funcionar sabes quando irei gastar? 220€.... é mesmo! Que exagero! Se existe tantos implantados pelo mundo fora, porque não baixar?

Estamos fritas!

Beijinho, e sê paciente com o teu amiguinho :)

Sara disse...

Só estou tentar mostrar o que eu sinto ao não ter o IC ligado.
Muita gente por aí pensa que ser surdo é a mesma coisa que ser ouvinte, e eu estou a tentar dizer que não é a mesma coisa. E que deviamos ter mais direitos.

Eu sou paciente com o meu amiguinho.. mas não é ele que está mal, mas sim outras cenas, como o €.

E como tu tens ideia, a minha vidinha nesta altura está a ter outra reviravolta.

Não é só o IC que está-me a fazer sentir assim.

Beijinhoss

Sun Melody disse...

Sem dúvida alguma... passaste e ainda passas por mudanças mas de qualquer maneira vamos vivendo cada dia.

Mas Sara os ouvintes são incapazes de saber ou sentir o que é não ouvir, só quando um deles começa a perder a audição começam a questionar... por exemplo o teu pai ele percebe-te perfeitamente ou lá como dizes qualquer palavra apropriada para este termo.

Os restantes nem por isso, e muitas vezes pecam por ingenuidade ao seleccionarem uma frase/pergunta/pensamento a nós.

Nunca vão saber o que é não ouvir, nunca imaginam as nossas dificuldades... há uma diferença aqui: entender e perceber.

Beijinhos a mil.

Sara disse...

Sim, tens razão.
Mas, eu às vezes fico irritada com isso tudo. Hoje estou num dia não.

**

Anónimo disse...

Bem Sarita...
Escreve alguém que irá usar dois aparelhos a partir de meados de Fevereiro. Acho que já te tinha perguntado se gastam pilhas como os implantes (já não me lembro muito bem da tua resposta... vou começar a concentrar-me definitivamente nisso assim que acabar a formação). Mas... por muito dinheiro que gaste em pilhas... se for esse o caso... acho que prefiro ver a coisa pelo lado positivo: era melhor ouvir bem e não ter de usar aparelho (ou implante), mas era muito pior ser surda e não ter qualquer solução "à mão" que minimizasse o problema. Lá vou ter de perder o amor ao dinheiro se quiser manter o amor à audição...

Ainda assim, quando vi o que a Sun escreveu (220€ por causa de um fio...), fiquei sem palavras... Desgraçados dos que têm problemas de audição e nem sequer o salário mínimo ganham! E quem diz problemas de audição diz outros tantos problemas de saúde que dão cabo da carteira também... muitas vezes de pessoas que mal têm dinheiro para comer quanto mais para essas despesas inesperadas e/ou necessárias.

Não sei que te diga... Sou contra a ideia que o Estado deve subsidiar tudo e mais alguma coisa (afinal o Estado não é pai de ninguém). Por outro lado, há tanta gente que merecia receber ajudas estatais e não as têm...

Quanto à questão da dependência do IC e dos aparelhos, pensa que podes estar dependente deles... mas sem eles estarias muito mais dependente da ajuda de terceiros, o que seria bem pior.
Conheci-te antes do implante e vejo com gosto que cada dia ouves melhor. Fico triste por ser algo dispendioso, mas ao mesmo tempo fico contente por ouvires melhor. Foi um grande (talvez enorme?)salto qualitativo na tua vida e sem dúvida que, apesar da despesa que acarreta, foi um risco que foi acertado correr.
És uma vencedora. Sabes disso.

É cansativo ser-se surdo (ou ter dificuldades auditivas)num mundo ouvinte. Para além do desgaste normal ao fim do dia de uma pessoa que ouve bem, nós ainda temos o desgaste por termos de estar constantemente concentrados no que nos dizem e nos sons à nossa volta. Noto muito isso desde que comecei a formação. Às vezes penso que se ouvisse bem cansava-me metade do que me tenho cansado nestes dias. Mas não há nada a fazer, Sara. É esta a nossa realidade e por mais que nos possam compreender, quem é ouvinte nunca terá a exacta noção do desgaste pelo qual por vezes passamos. É mais ou menos como isto: podemos compreender o sofrimento de uma pessoa que tem cancro, mas só sabemos exactamente o que ela sofre se já tivermos tido cancro também.
Só quem vive as situações é que sabe o que elas verdadeiramente custam.

Beijinhos...

Cris

Sara disse...

Adoro os teus comentários, principalmente os grandinhos :)

Fico sem palavras... mas hoje apetece-me responder assim, como deve ser :P

Não, os aparelhos nada têm a ver com o IC, nada mesmo!
A pilha do meu aparelho duro paí mais ou menos 1 semana.
Porque o IC precisa muito mais de "energia" para funcionar.

Fazes muito bem ver as coisas pelo lado positivo :)
Também sou assim, mas tenho os meus dias..
Tenho é que agradecer de pelo menos ter alguma ajuda para "desaparecer" o problema.

Isso do fio.. é com os IC. Os aparelhos não têm fios.
Eu vou optar por usar pilhas em vez de a "caixinha". Mas de qualquer forma vou saber o que posso fazer para resolver o fio.

:)

Beijo!